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Normas de Submissão

Cada autor apenas poderá apresentar no máximo dois trabalhos.

  • Todas as propostas de comunicação/poster/simpósio/workshop ao 14CNPS deverão ser realizadas através da plataforma que abaixo se indica, não sendo aceites submissões via email.
  • Todos os resumos submetidos, receberão uma resposta até o dia 15 de junho de 2022 29 de junho de 2022. Caso exista uma prorrogação de prazos, este prazo poderá sofrer alterações.

ATENÇÃO: Para submeter qualquer trabalho ao 14CNPD deverá primeiramente registar-se na plataforma abaixo indicada e, posteriormente, realizar a submissão do seu trabalho.

Submissão de Comunicações Orais e Posters

O resumo/abstract de uma comunicação oral e/ou poster deverá seguir a seguinte estrutura:

  • Título: deverá ter no máximo 12 palavras.
  • Corpo do texto: deverá ter no máximo 200 palavras incluindo:
    • Introdução: Referir os principais objetivos do estudo, incluindo enquadramento teórico, as questões de investigação ou a teoria a ser testada.
    • Método: Para estudos quantitativos, descrever o design, participantes e instrumentos utilizados; nos estudos qualitativos descrever design, participantes, métodos de recolha e de análise de dados (e.g., grounded theory ou análise de discurso).
    • Resultados: Fazer uma descrição sumária dos resultados empíricos.
    • Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição do estudo para a Psicologia da Saúde.
    • Não deverá incluir uma lista de referências no final do seu resumo.

No final do texto do resumo/abstract, por favor, indique a MODALIDADE: Comunicação Oral ou Poster; e o FORMATO: Presencial ou Online.

  • As comunicações orais não deverão exceder os 15minutos (presencial ou virtual).
  • As comunicações em formato Poster deverão apresentar as dimensões 85cm (L) e 110cm(A).
  • Brevemente  serão dadas as instruções relativamente aos e-posters.

Submissão de Simpósios

Para submeter ao congresso um simpósio, o coordenador do mesmo deverá preencher e submeter a sua proposta na plataforma indicada acima. Esta proposta deve incluir uma apresentação do Simpósio e os resumos individuais de cada comunicação que fazem parte do mesmo.

Adicionalmente, cada comunicação inserida em um simpósio deverá ser também submetida individualmente na mesma plataforma, devendo fazer referência ao simpósio do qual faz parte. Neste sentido, deverá ser colocado no título da submissão o nome do simpósio a que se refere e o título da comunicação individual. A título exemplificativo,

  • Título do simpósio: Bem-Estar em Tempos de Crise
  • Comunicação individual 1: Efeitos do stress e da ansiedade na Era COVID.
  • Então, ao submeter a sua comunicação referente ao simpósio deverá fazê-lo da seguinte maneira: “Bem-Estar em Tempos de Crise – Comunicação 1: Efeitos do stress e da ansiedade na Era COVID”.
  • A apresentação do simpósio deverá seguir a seguinte estrutura:
    • Título do simpósio: deverá ter um máximo de 12 palavras.
    • Resumo do Simpósio: Deverá ter um máximo 300 palavras, incluindo:
      • Objetivos: Descrever os principais objetivos que pretende atingir com a realização do simpósio.
      • Relevância: Justificar a relevância do simpósio face ao tema do congresso.
      • Sumário: Descrição do simpósio como um todo e integração das comunicações individuais, com indicação da sua ordem de apresentação.
      • Resumos das comunicações individuais: Os resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio deverão seguir as instruções de submissão das comunicações orais.
      • ATENÇÃO: Todos os simpósios terão um coordenador que o propõe e cuja introdução é da sua responsabilidade. O Coordenador atua como moderador. Os simpósios terão entre 3 a 5 comunicações, sendo que cada comunicação não poderá exceder 15 minutos. É da responsabilidade do coordenador a recolha e submissão dos resumos das comunicações individuais que compõem o simpósio.

No final do texto do resumo/abstract, por favor, indique a MODALIDADE: Comunicação Oral ou Poster; e o FORMATO: Presencial ou Online

  • A apresentação do simpósio em formato presencial implica a presença de pelo menos 1 autor de cada comunicação, incluindo o coordenador do simpósio, no local do evento (Universidade da Madeira).
  • A apresentação do simpósio em formato virtual implica a presença de pelo menos 1 autor de cada comunicação, incluindo o coordenador do simpósio, na plataforma digital a ser utilizada no âmbito do congresso.

Submissão de Textos para o Livro de Atas

A submissão de um texto para o livro de atas do congresso deverá ser feito na plataforma: https://easychair.org/conferences/?conf=14cnps

  • Formatar o documento de acordo com as seguintes normas:
  • O texto deverá ter até no máximo 10 páginas (máx. 20 MB), incluindo título, identificação dos autores e referências (não é necessário resumo).
  • A letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12 e o texto deverá ser escrito a dois espaços, com margens de 2,5 cm.
  • O texto e as referências deverão ser apresentados segundo normas da APA em vigor (7th).
  • Cada autor não pode enviar mais do que dois textos enquanto primeiro autor.
  • O trabalho apresentado para publicação deverá ter exatamente o mesmo título e os mesmos autores que a comunicação proposta para apresentar ao congresso.
  • Se a comunicação ao congresso for recusada pela comissão científica o trabalho não será publicado.
  • Os editores recusarão os textos que não cumpram as regras referidas anteriormente e os que considerem não ter nível científico adequado para publicação.
  • Só serão publicados trabalhos em que o primeiro autor esteja inscrito no Congresso.
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